terça-feira, 6 de setembro de 2011

MÓDULO IX

ATIVIDADE DO MODULO IX
1. Afro-descendente ou afro-brasileiro?
A crônica bem humorada de Mário Prata nos faz refletir tanto sobre as Mudanças que ocorrem comumente no uso da língua, quanto sobre a criação de palavras novas. Este texto nos fez pensar em algumas palavras que surgiram recentemente, e a que nos chama a atenção, mais particularmente, é afro-descendente. Se afro-descendente é uma palavra que surgiu na boca do povo tem pouco tempo, então que outra palavra era empregada, quando se queria dizer que o sujeito não é de cor branca , sem demonstrar preconceito?
Primeiramente, pretendemos pesquisar a palavra afro-descendente e suas correspondentes, tais como negro e afro-brasileiro nos dicionários. Após examinarmos os sentidos das palavras nos dicionários, pretendemos, em seguida, verificar em quais cenas enunciativas figura a palavra afro-descendente. Propomos, neste artigo, uma reflexão que busque responder aos seguintes questionamentos:
1) A palavra afro-descendente, a qual figura, certamente, nos textos da mídia,não figura nos dicionários pesquisados. Por esse motivo, a estamos considerando uma palavra nova, a questão que se coloca é por que houve a necessidade de se criar uma palavra nova;
2) Que sentidos afro-descendente adquirem nos textos da mídia?
Negro figura no dicionário como uma raça. Afro-brasileiro, figura como relativo ao Brasil e à África. Afro-descendente não aparece em nenhum dicionário pesquisado. Afro-descendente não consta nos dicionários, mas se buscarmos os conceitos das partes que compõem essa lexia, temos que, para Borba (2004), afro é: 1. Próprio dos negros africanos. 2. Relacionado com o que é africano. 232 Sílvia Mara de Melo
3. De origem africana. Segundo a acepção de Ferreira (1988); descendente é: 1. Que descende. 3. Pessoa que descende de outra ou de uma raça. Dessa formação, afro (Borba) + descendente (Ferreira) resulta afro-descendente, que se refere ao sujeito que descente da África, da raça africana. Afro descendente é uma palavra mais abrangente do que afro-brasileiro. Desse modo, podemos afirmar que afro descendente pode estar se referindo a qualquer pessoa de descendência africana, não há nessa lexia nada que a vincule à idéia de nacionalidade brasileira. Já a acepção afro-brasileira carrega em seu bojo o que diz respeito tanto ao Brasil quanto à África. Isso tudo nos leva a questionar se este sujeito que é afro-descendente não pode ser considerado afro-brasileiro nas condições em que figuram.
Quem é o afro-descendente nas cenas enunciativas em que aparecem? De quem se está falando? Por que não pode ser denominado afro-brasileiro.

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